Páginas

Cuidados com o umbigo do bebê


COMO DEVERÁ FAZER A LIMPEZA DO UMBIGO DO SEU BEBE :

1.    A limpeza pode fazer-se com água a sabonete liquido neutro. Com álcool a 70% ou com clorohexidina. Não deve usar lodopovidona (por exemplo, betadine) porque contém iodo, que se absorve através da pele e pode alterar os resultados do teste do pezinho.

2.    Empapamos com água e sabonete uma esponja ou uma gaze esterilizada e passamo-la com cuidado sobre o cordão, com movimentos de cima para baixo. Com a mão que fica livre seguramos a pinça, para limpar bem a zona que rodeia o umbigo.

3.    Submergimos uma gaze esterilizada na água e passamos pela pele ensaboada dando pequenos toques. Não nos esqueçamos de enxaguar a união do cordão com a pele.

4.    Com outra gaze secamos o cordão até ficar sem umidade  Depois de cair, há que manter os cuidados durante uns dias, sobretudo secar bem a ferida depois do banho, para favorecer a cicatrização.

5.    Deve-se deixar o bebé sem fralda algum tempo para o umbigo secar ao ar. Não se devem pôr faixas à volta da barriga; se for preciso, coloca-se uma gaze em cima do cordão. Para não se molhar com a urina, convém deixá-lo fora da fralda.
Equipamento  para fazer a limpeza:
·         Deve-se limpar toda a zona do umbigo com álcool a 70%  embebido em gases esterilizados; Convém deixar-se secar bem, e não tapar com a fralda.

0 comentários:

Postar um comentário

 

© Template Grátis por Cantinho do Blog. Quer um Exclusivo?Clique aqui e Encomende! - 2014. Todos os direitos reservados.Imagens Crédito: Valfré